IdeiasWeblizadas

25.4.07

À 2 anos a trás foi assim!!!

O gorro de Rui Faria faz as delícias dos jornais ingleses esta quinta-feira. O preparador físico do Chelsea tornou-se protagonista pelo modo como se apresentou no banco durante o jogo de quarta-feira com o Bayern Munique. O gorro esconderia um aparelho que Faria usava para falar com José Mourinho, suspenso? Essa é a questão que anima as páginas da imprensa inglesa, depois da vitória do Chelsea por 4-2. Fosse como fosse, a UEFA relata que não viu nada de anormal e não vai accionar qualquer acção disciplinar contra o clube.

José Mourinho estava suspenso, impedido de ir para o banco e comunicar com os jogadores, e o adjunto Baltemar Brito tinha anunciado que o treinador nem iria ao estádio. Estes dados, aliados aos antecedentes, relatados por Mourinho no livro, sobre a forma como o treinador mandou mensagens para o banco em situação idêntica na meia-final da Taça UEFA com a Lazio, em 2002/03, ajudaram a alimentar a curiosidade. O que iria Mourinho fazer desta vez?

Os tablóides rapidamente descobriram no banco Rui Faria e o seu gorro, documentando profusamente a situação, com fotografias e relatos, que mostram o preparador a levar a mão à orelha, a baixar a cabeça, a olhar para um papel em conjunto com o adjunto Steve Clarke, vários gestos considerados «suspeitos».

Os relatos são acompanhados de títulos que se deleitam com trocadilhos à volta de orelhas e chapéus, como «Ear we go» (The Sun), «Jose¿s Hat Trick?» (Daily Mirror), ou «Look who¿s talking» (Daily Record).

Os relatos variam de jornal para jornal. Há quem acrescente outro dado à história ¿ Silvino, o treinador de guarda-redes, desapareceu várias vezes do banco na direcção do túnel, voltando com papelinhos. «Por três vezes isso coincidiu com uma substituição no Chelsea», relata o Daily Mirror, contando ainda que a certa altura a UEFA colocou junto ao banco o assessor de imprensa Hans Hultman e como o quarto árbitro se dirigiu ao banco do Chelsea, em jeito de advertência, sem se que saiba o que foi dito.

O The Sun revela que até descobriu onde José Mourinho viu o jogo. Conta então que José Mourinho estava a apenas 45 metros do relvado, no «fitness clube» do hotel de Chelsea Village, atrás da bancada Oeste de Stamford Bridge. Relata ainda que José Mourinho jantou com o adjunto Steve Clarke no hotel, antes do jogo.

Face a estes relatos, os jornais ingleses contactaram a UEFA, mas a resposta foi diplomática. «Posso confirmar que a UEFA não tem nada a declarar sobre quaisquer incidentes durante o jogo. A declaração do clube é correcta», afirmou Fritz Alhstrom, prota-voz da UEFA, referindo-se às palavras do director de comunicação do Chelsea, Simon Greenberg, quando este disse na conferência de imprensa após o jogo que o clube foi informado de que não foram relatados pela UEFA quaisquer incidentes durante o jogo.